Segunda, 17 Fevereiro 2014 11:34

São Gonçalo do Amarante abre pré-inscrição para os cursos de TIC pelo PRONATEC Cidades Digitais

Escrito por
Avalie este item
(4 votos)
O município de São Gonçalo do Amarante foi uma das primeiras 80 cidades brasileiras contempladas pelo Programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações (Minicom). 
 
O projeto “Cidades Digitais” faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitam a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso gratuito de internet. 
 
Além da implantação da fibra ótica, o projeto prever a instalação de sistemas administrativos conhecidos como “e-gov”, nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Estes sistemas trarão maior agilidade e melhor qualidade no atendimento à população, assim como na transparência pública. 
 
Em função do “Cidades Digitais”, o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, destinará aos munícipes de São Gonçalo do Amarante vagas exclusivas para capacitação profissionalizante em 11 (onze) cursos de Tecnologia de Informática e Comunicação (TIC) com o objetivo de formar profissionais especializados para trabalhar neste crescente e promissor mercado de trabalho. 
 
Os candidatos podem realizar a pré-inscrição na Secretaria de Planejamento, Ciências, Tecnologia e Inovação (SEPLATEC), a partir do dia 17 de fevereiro de 2014, na  Rua Ivete Alcantara, 120 ou através do formulário eletrônico publicado em http://goo.gl/vDFQv8. Cada candidato pode escolher até três dos onze cursos. 
 
Os cursos oferecidos pelo PRONATEC Cidades Digitais são: administrador de banco de dados (200 horas), cabista de sistema de telecomunicações (240 horas), desenhista de produtos gráficos web (160 horas), instalador e reparador de redes de computadores (200 horas), montador e reparador de computadores (160 horas), montador e reparador de periféricos (160 horas), operador de computador (160 horas), programador de dispositivos móveis (200 horas), programador de sistemas (200 horas), programador (200 horas) web e agente de inclusão digital (200 horas). 
 
Todos os cursos são gratuitos e oferecem benefícios para o vale-transporte e alimentação. 
 
Os alunos recebem, quinzenalmente, um valor de R$ 8,00 (oito reais) por dia para garantir seu transporte e o lanche diário. No ato da matrícula, os interessados devem apresentar a cópia do RG e do CPF, comprovante de residência e Cadastro Único (número do NIS). 
 
A realização da pré-inscrição é fundamental, pois, a quantidade de turmas dependerá do número de candidatos interessados nos cursos. À priori, foi pactuado com o Ministério das Comunicações a disponibilização de aproximadamente 400 vagas. 
 
A partir do banco de dados do processo de pré-inscrição, os alunos selecionados serão devidamente contactados para a realização de suas matrículas e deverão levar os originais e cópias dos seguintes documentos: 
 
- Certificado de conclusão do ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior.
- Histórico escolar do ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior.
- Certidão de nascimento ou de casamento .
- Carteira de Identidade, ou carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH),passaporte ou carteira de identidade profissional. 
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) .
- Título de Eleitor e comprovante de votação (primeiro e segundo turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado – para maiores de 18 anos .
- Certificado militar, para maiores de 18 anos e do sexo masculino .
- Comprovante de residência. 
- Uma foto 3x4, recente. 
 
Caso o candidato seja menor de idade, deverá apresentar RG e CPF do pai ou mãe ou responsável legal, nesse último caso, cópia do documento comprovando a responsabilidade pelo candidato.
 
O primeiro curso, “Administrador de Banco de Dados (200 horas)”, começa suas aulas no dia 24 de março de 2014 com duas turmas de 20 alunos, manhã e tarde, que serão ministradas pelo SENAI no Telecentro localizado à Rua Nenên Cunha s/n, Centro. 
 
Para os demais cursos, as turmas/vagas serão liberadas pelo MiniCom e os selecionados serão convocados através dos contatos fornecidos no processo de pré-inscrição. 
 
Os detalhes sobre os cursos disponíveis para pré-inscrição estão descritos a seguir. 
 
Administrador de Banco de Dados 
 
Planeja, implementa, administra e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Documenta todas as etapas do processo. Aplica políticas de segurança da informação para banco de dados, segundo procedimentos técnicos de qualidade e com respeito à propriedade intelectual. 
 
Exige: Ensino Médio Completo - Carga horária: 200 horas 
 
Agente de Inclusão Digital 
 
Orienta a população local para o uso democrático e gratuito das TICs e dos serviços de governo eletrônico. Auxilia, através do empreendedorismo digital, o desenvolvimento econômico da comunidade. Facilita o acesso à informação, a produção de conhecimento e a comunicação de conteúdos locais com o uso das TICs. E promove os processos de participação social para o desenvolvimento local. 
Exige: Ensino Fundamental Completo - Carga horária: 200 horas 
 
Programador Web 
 
Desenvolve Web Sites usando técnica de elaboração de sites. Elabora layouts complexos em tableless. Testa e realiza manutenção em sistemas, respeitando os padrões técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Faz consultas ao sistema, segundo as especificações do projeto, documentando todas as etapas do processo. 
Exige: Ensino Médio Incompleto - Carga horária: 200 horas 
 
Programador de Sistemas 
 
Desenvolve e realiza a manutenção de sistemas, codificando programas e modelando banco de dados, segundo procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Faz consultas, segundo as especificações do projeto e documenta todas as etapas do processo. 
Exige: Ensino Médio Incompleto - Carga horária: 200 horas 
 
Programador de Dispositivos Móveis 
 
Codifica, desenvolve e realiza manutenção de programas para dispositivos móveis. Implementa rotinas especificadas em projetos e documenta as etapas do processo. Trabalha sob supervisão técnica, seguindo normas e políticas de segurança, qualidade e de respeito à propriedade intelectual. 
Exige: Ensino Médio Incompleto - Carga horária: 200 horas 
 
Operador de Computador 
 
Instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. 
Exige: Ensino Fundamental II Incompleto - 6o. ao 9o. ano - Carga horária: 160 horas 
 
Montador e Reparador de Periféricos 
 
Instala e repara periféricos, segundo procedimentos técnicos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental. 
Exige: Ensino Fundamental II Incompleto - 6o. ao 9o. ano - Carga horária: 160 horas 
 
Montador e Reparador de Computadores 
 
Realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos. Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. 
Exige: Ensino Fundamental II Incompleto - 6o. ao 9o. ano - Carga horária: 160 horas 
 
Instalador e Reparador de Redes de Computadores 
 
Instala e realiza manutenção em infraestrutura física, sistemas operacionais cliente e equipamentos ativos de rede. Trabalha sob supervisão técnica, seguindo normas e procedimentos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental. 
Exige: Ensino Fundamental Completo - Carga horária: 200 horas 
 
Desenhista de Produtos Gráficos Web 
 
Desenvolve, executa, finaliza e atualiza aplicativos gráficos, incluindo páginas na rede internacional de computadores, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. 
Exige: Ensino Médio Incompleto - Carga horária: 160 horas 
 
Cabista de Sistema de Telecomunicações 
 
Instala e repara cabos em redes metálicas e ópticas e subterrâneas de sistemas de telecomunicação. Trabalha sob a supervisão técnica, segundo normas e procedimentos de qualidade, segurança, higiene e saúde. 
Exige: Ensino Fundamental II Incompleto - 6o. ao 9o. ano - Carga horária: 240 horas 
Ler 3616 vezes Última modificação em Segunda, 17 Fevereiro 2014 11:37
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários