Nesta semana, que se inicia no dia 20 de julho, o futuro da educação brasileira estará colocada na mesa dos deputados e senadores federais, pois irão votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015 que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica permanente e constitucionalizado. Assine a petição em www.bit.ly/AprovaFUNDEB

É urgente a aprovação do NOVO FUNDEP, pois este fundo responde por mais de 60% do financiamento da educação brasileira, da creche ao ensino médio, e vence em dezembro de 2020.

Por isso, pedimos a vocês que assinem esta petição online, com link na descrição deste video, pois iremos encaminhá-la aos presidentes do senado e da Câmara Federal, em apoio ao relatório da PEC 15/2015, apresentado pela deputada federal por Tocantins, a Professora Dorinha Seabra Rezende.

Hoje, 29 de dezembro de 2017, completa 9 (nove) anos da Lei nº 11.892/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
 
Como bem sabemos esta lei somente transformou/organizou a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil que começou sua história em 1909 com as escolas de Aprendizes e Artífices criadas pelo então Presidente da República, Nilo Peçanha.
 
Nestes nove anos, os Institutos Federais cumpriram um papel fundamental para a expansão da oferta de um ensino público gratuito de qualidade com uma proposta de formação profissional consistente, inovadora e estruturada em todo território nacional, seja nas capitais ou no interior dos estados. 
 
Segunda, 23 Outubro 2017 11:12

Evolução de cortes no IFCE campus Fortaleza

Escrito por
O IFCE, campus Fortaleza, teve uma queda significativa no orçamento de 2017 e o próximo ano ainda será um ano mais difícil.
 
Veja a série histórica dos orçamentos dos últimos 5 anos e perceba a queda drástica "pós-golpe":
 
2013 - 23.381.077,00 
2014 - 25.673.741,00 (+9.8%)
2015 - 25.127.166,00 (-2.2%)
2016 - 20.930. 895,00 (-16.7%)
2017 - 11. 158.220,00* (-46.7%)
 
*Este valor de 2017 está considerando apenas as liberações feitas até o momento pelo governo federal.
 
A situação é caótica!
 
Prof. Ivan Oliveira
 
PS: Esta realidade de reduções pode ser extrapolado para os demais campi da rede!
Domingo, 15 Outubro 2017 11:32

Dia dos professores 2017

Escrito por
Hoje é dia de celebrar a missão dos artistas da “ensinagem”, os professores e as professoras.
 
Em tempos de ataques contra educação e seus atores, precisamos destacar que a missão dos docentes não se restringe a ensinar conteúdos estáticos por meio de fórmulas, procedimentos de avaliação e regras, mas são responsáveis por desenvolver um olhar crítico nos seus alunos e suas alunas sobre o mundo e seus fenômenos físicos, químicos, sociais etc.
 
Para além dos cortes das verbas para educação pública, este momento é também para lembrar da crescente onda de violência contra professores que vem ganhando repercussão nacional nos últimos meses e ganhou comoção nas redes sociais com a imagem da Professora Márcia Friggi, de Indaial (SC), fotografada com sangue no rosto após levar um soco de um aluno. 
 
Terça, 26 Setembro 2017 11:45

Passe livre em Canindé

Escrito por
Na última sexta-feira (22/09), a Câmara Municipal de Canindé fez a leitura do Projeto de Lei (PL) - de indicação - para a instituição do Passe Livre neste município.
 
Por meio de um compromisso feito através da ocupação da tribuna por diversos parlamentares, ficou acertado a realização de uma sessão extraordinária para a aprovação deste projeto ontem (25/09).
 
Infelizmente, os representantes legitimamente eleitos pelo povo deram um drible neste setor social e descumpriram o acordo com os estudantes canindeenses secundaristas e universitários.
 
É um ato vergonhoso, desrespeitoso e de falta de compromisso dos vereadores daquela casa para com os discentes das várias modalidades de ensino do município e fora dele, salvo àqueles que historicamente acampam a luta pela educação nos Sertões de Canindé.
 
Ficarão escondidos na muleta das festividades de São Francisco pelas próximas duas semanas (no máximo), mas os estudantes não dormirão no ponto e irão ocupar a próxima sessão legislativa após este recesso festivo.
 
Aguardem a força destes jovens guerreiros e guerreiras!
 
Recebam meu total apoio nesta luta!!!
 
Prof. Ivan Oliveira
Hoje (26/09) o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por 6 votos a 5 que o ensino religioso em escolas públicas pode ter caráter confessional, ou seja, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica.
 
Esta decisão é um tiro no pluralismo regilioso típico de um Estado Laico.
 
É uma demonstração da confusão entre as convicções pessoais e o interesse coletivo.
 
Atualmente, os espaços públicos são usados exclusivamente pelas religiões de base cristã e descrimina as demais manifestações religiões, sobretudo as de matriz africana cuja sua essência teológica e filosófica vêm das tradições africanas. 
 
Sou cristão, mas não posso aceitar a exclusão das manifestações públicas destas outras religiões, por exemplo, temos na própria rede de amig@s seguidor@s do candomblé - a religião afro-brasileira mais conhecida e celebrada.
 
Fica aqui a preocupante situação de se reverberar uma única manifestação religiosa lastreada por esta decisão da mais alta corte da justiça brasileira.
 
Veja a notícia completa em https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/09/27/stf-autoriza-que-aulas-de-religiao-em-escolas-publicas-sigam-um-unico-credo.htm?cmpid=copiaecola
Sábado, 23 Setembro 2017 12:00

108 anos de IFCE/CEFET/ETCE/EI

Escrito por
108 anos da Rede Federal de EPT: da façanha de Nilo Peçanha à Temerosidade de Michel!
 
Hoje, dia 23 de setembro de 2017, é um momento de celebrar o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, instituído pela Lei n.º 11.940/2009 em alusão à façanha do então presidente da República Nilo Peçanha por meio da assinatura do Decreto Nº 7.566 criando as 19 escolas de aprendizes artífices em 23 de setembro de 1909. 
 
Todo cidadão brasileiro deve ter orgulho desta instituição centenária - atualmente, representada pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois foi criada uma década antes da primeira universidade oficial federal do Brasil - instituída, caricatamente, para outorgar o título de Doutor Honoris Causa ao Rei Alberto I, da Bélgica, em 1920, por ocasião dos preparativos de sua visita ao Brasil.
 
Sexta, 01 Setembro 2017 12:39

Orçamento para IFs e UFs em 2017

Escrito por
Car@s Colegas das Universidades Federais (UFs) e Institutos Federais (IFs), diante dos assombros do último ano, resolvi pesquisar sobre Projeto de Lei (PL) com a nova meta fiscal para 2018 que irá atingir frontalmente as instituições públicas de ensinos técnico, tecnológico e superior (IES).
 
Todos sabemos que não se aventura com o crescimento das instituições em tempos de tempestades, pois é um movimento arriscado, insano e até perigoso para a vida de um cidadão, povo ou mesmo de uma instituição pública.
 
O golpista-mor, #MichelForaTemer, está contando com a aprovação da supracitada PL, enviado para o Congresso Nacional - o maior coletivo de lambedores-botas e de traidores retrógrados da história recente, que suspende novos concursos e a contratação de aprovados nos processos vigentes.
 
Em 2017, o argumento de herança maldita não prospera mais para justificar o desajuste econômico do governo.
 
Em janeiro deste ano, a meta estava prevista para um déficit de 129 bi e agora o governo vai aumentar para 159 bi colocando na conta do povo.
 
Os servidores públicos irão ter seus salários congelados e, provavelmente, terá um aumento da contribuição para o INSS de 11% para 14%; além dos novos servidores perderem uma série de benefícios e a redução do teto salarial!
 
Concurso Público - Professor Efetivo do IFCE - Edital 10/2016-GR/IFCE
 
O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), no uso de suas atribuições e considerando o teor do Decreto nº 7.312/2010, publicado no Diário Oficial da União de 23 de outubro de 2010, e de acordo com as normas estabelecidas pelo Decreto nº 6.944, publicado no Diário Oficial da União de 24 de agosto de 2009, torna pública a abertura da inscrição para o Concurso Público de Provas e Títulos visando ao provimento do cargo efetivo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, de que trata a Lei n° 12.772, de 28 de dezembro de 2012, com o objetivo de preencher o Quadro de Pessoal deste Instituto, sob o Regime Jurídico Único, de que trata a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com suas alterações posteriores, as legislações pertinentes e
demais regulamentações, conforme estabelecido neste Edital.
 
Acesse o link http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=3370
 
ATENÇÃO! Além das 388 vagas para a carreira de docente, tem centenas de vagas para Técnico Administrativo!
 
Está aí a verdadeira razão da omissão das escolas públicas federais no ranking do MEC! Agora dão um de Marinha e voltam atrás dizendo que foi um equívoco ... o maior equívoco foi este povo chegar ao poder central. 
 
Querem esconder o excelente resultado para o enfraquecimento dos IFs. 
 
Era aluno da escola técnica em meados da década de noventa e usaram da mesma estratégia com o Decreto nº 2208/97, que determinava a separação entre o ensino médio e a educação profissional.
 
Coincidência ou não, o atual ministro conta alguns membros da época do gestão do Ministro Paulo Renato de Souza.
 
A maior infelicidade é ver colegas dos institutos apoiando esta mordaça nacional instaurada pelas decisões emanadas no governo da ponte do futuro do pretérito. 
 
Preparem as velas e os barcos que a tsunami está chegando nas terras ifceanas!
 
Terça, 27 Setembro 2016 14:40

CARTA VITÓRIA

Escrito por
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, integrada por instituições multicampi e pluricurriculares situadas em todas as regiões brasileiras, é composta por mais de 650 unidades, em 568 municípios, que executam amplo espectro de políticas públicas educacionais, focadas no mundo do trabalho e na perspectiva humanística, cuja concepção prioriza a inclusão social e a formação integrada de mais de um milhão de jovens e adultos, em toda diversidade, em especial, os menos favorecidos.
 
Nós, reitores, pró-reitores e diretores gerais, durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec, realizada em Vitória-ES, no período de 23 a 27 de setembro de 2016, preocupados com a sua solidez, nos posicionamos ante os últimos fatos inerentes ao cenário educacional brasileiro, em especial a educação pública e gratuita, os quais, adiante assinalados, enfraquecem os fundamentos dessa rede.
 
Página 1 de 2