Domingo, 17 Mai 2015 13:32

Maio Amarelo propagando a educação para o trânsito no Ceará

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)
Temos alguns colegas militantes do tema trânsito e insistiram para escrever sobre o MOVIMENTO MAIO AMARELO que é uma ação internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito para torná-lo seguro para todos em qualquer situação.
 
Um dos objetivos do MOVIMENTO MAIO AMARELO é  colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
 
POR QUE MAIO?
 
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
 
Neste mês é comemorada também a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013. Por esta razão, escolheu-se o mês de maio para lançar esse grande movimento.
 
Aqui no Ceará não poderia deixar de citar as ações da ABETRAN e do Professor Luís Carlos Paulino que tem uma série de atividades durante o ano, e intesificadas neste mês de Maio, com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, que a calhar com a campanha Maio Amarelo.
 
Conforme informações passadas pelo citado professor, destacam-se as oficinas promovidas pela ABETRAN que tem a seguinte meta:
 
Como forma de engajar-se objetivamente ao Movimento Maio Amarelo e, principalmente, de contribuir com a educação para o trânsito, a Associação Brasileira de Educação de Trânsito (ABETRAN) realiza, durante todo este mês, várias Oficinas de Multiplicadores de Educação para o Trânsito e Cidadania. As capacitações têm como público alvo professores das redes pública e privada de ensino, podendo, algumas das vagas, ser destinadas a educadores de espaços formais e informais atuantes nos municípios onde elas estão ocorrendo. Os participantes são indicados e previamente inscritos pela secretaria da educação ou pelo órgão de trânsito de cada município contemplado com a iniciativa.
 
No geral, o objetivo das oficinas é capacitar os educadores para que eles sejam multiplicadores de novos paradigmas que propiciem a mudança de comportamento das pessoas na via e, assim, favorecer o desenvolvimento de posturas e atitudes que contribuam para a segurança individual e coletiva, na perspectiva de um espaço público democrático e equitativo.
 
“A previsão é de que ao final do mês de maio tenhamos capacitado mais de 800 professores(as), formando e certificando, gratuitamente, em nome da ABETRAN e do Movimento Maio Amarelo, esses multiplicadores da educação para o trânsito e para a cidadania”, afirma Paulino. Segundo ele, mais de 10 municípios do interior do Estado do Ceará serão contemplados, dentre eles, Quixeramobim, Morada Nova, Jaguaribe, Aracati e Juazeiro do Norte, os quais já receberam as capacitações, totalizando, somente nessas cinco cidades, 570 professores capacitados.
 
Nas oficinas são trabalhados conteúdos como músicas, fotos, vídeos, filmes, contação de histórias, leitura e análise de textos etc. A ideia é mostrar aos professores e aos demais participantes que, diferentemente do que muitas vezes se alega, existem inúmeras possibilidades de se trabalhar transversalmente o assunto no contexto da escola. “Nosso propósito é motivar o professor a trabalhar o tema a partir de materiais que ele próprio e os seus alunos podem produzir ou ‘garimpar’ (pesquisar). Qualquer cidade, independentemente de seu tamanho e de suas características, constitui-se em ambiente riquíssimo para trabalhar a temática trânsito. É perfeitamente possível se trabalhar o tema de forma transversal, sem a necessidade de cartilhas e/ou manuais, apesar de não ter nada contra publicações desse tipo”, afirma Paulino, coordenador pedagógico da ABETRAN e articulador oficial do Movimento Maio Amarelo no Ceará.
 
Para saber mais: 
 
abetran Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Telefones: (88) 9621.9405 / (88) 8835.3864.
Quem é o facilitador das oficinas? Professor Luís Carlos Paulino, membro titular da Câmara Temática de Educação Para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN, articulador oficial do Movimento Maio Amarelo no Ceará e coordenador pedagógico da ABETRAN. 
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Ler 1617 vezes Última modificação em Domingo, 17 Mai 2015 13:37
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários