Sexta, 29 Dezembro 2017 12:11

Institutos federais completam nove anos e superam previsões da política de cotas

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)
Hoje, 29 de dezembro de 2017, completa 9 (nove) anos da Lei nº 11.892/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
 
Como bem sabemos esta lei somente transformou/organizou a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil que começou sua história em 1909 com as escolas de Aprendizes e Artífices criadas pelo então Presidente da República, Nilo Peçanha.
 
Nestes nove anos, os Institutos Federais cumpriram um papel fundamental para a expansão da oferta de um ensino público gratuito de qualidade com uma proposta de formação profissional consistente, inovadora e estruturada em todo território nacional, seja nas capitais ou no interior dos estados. 
 
Em caráter ilustrativo, listo a seguir cinco indicadores positivos alcançados pelos IFs, quais sejam:
 
1) são 38 Institutos Federais presentes em todos estados, oferecendo cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas, bacharelados e cursos de pós-graduação em diversas áreas de conhecimento;
 
2) possui mais de um milhão de matrículas e 60 mil servidores;
 
3) tem cinco polos de inovação, devidamente credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para atendimento de demandas das cadeias produtivas por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base tecnológica;
 
4) ocupa as primeiras posições nas áreas de matemática, leitura e ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, na sigla em inglês), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
 
5) apesar do MEC ter sonegado os dados do Enem e ocultado o desempenho de institutos federais, somos destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde nossa criação.
 
Temos muito a comemorar nestes 9 anos de Institutos Federais, mas não poderia esquecer de destacar que somos o maior incentivador da materialização da política de cotas. A maioria dos IFs reserva 50% de suas vagas para alunos oriundos de escolas públicas, de baixa renda, e negros, pardo e índios, cumprindo as metas estabelecidas na Lei nº 12.711/2012.
 
Por toda esta história de conquistas e de serviços prestados ao povo brasileiro, congratulo aos servidores por ser a força motriz desta rede, em especial, meus colegas do Instituto Federal do Ceará (IFCE)!
 
Prof. Ivan Oliveira
 
Ler 1464 vezes
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org

Itens relacionados (por tag)

Entre para postar comentários