Sábado, 11 Julho 2015 14:04

Código nacional de ciência vai criar ambiente favorável à inovação, diz relator

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)
Não poderíamos deixar de replicar a excelente notícia da aprovação do  Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segue notícia publicada no site do Congresso Nacional.
 
"O deputado Sibá Machado (PT-AC), relator do projeto que cria o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PL 2177/11), disse que o principal objetivo do texto aprovado nesta quinta-feira (9) é criar um ambiente de trabalho mais favorável para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação no País.
 
Sessão para análise e votação da Medida Provisória 671/15, que vincula o parcelamento de dívidas dos clubes desportivos com a União a práticas de gestão mais transparentes, como conselho fiscal independente e limite para a reeleição de dirigentes. Líder do PT, dep. Sibá Machado (BA)
Sibá Machado: proposta favorece parcerias entre o setor público e a iniciativa privada
Segundo ele, antes da publicação da Emenda Constitucional 85 pelo Congresso, a Carta Magna do País nem sequer tinha a palavra “inovação” em seu texto.
 
“Com as modificações trazidas pela Emenda 85 [promulgada em fevereiro deste ano], o Brasil passou a dispor de um marco legal que atende melhor o trabalho da pesquisa e da inovação pública em parceria com a iniciativa privada”, disse Sibá Machado.
 
“Agora, de certa forma, essa proposta vem para regulamentar esses artigos da Constituição”, disse o relator.
 
Cooperação com setor privado
Uma das novidades trazidas pela Emenda Constitucional 85 permite que União, estados, Distrito Federal e municípios criem instrumentos de cooperação com órgãos e entidades, públicos e privados, para a execução de projetos de pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação, incluindo o compartilhamento de recursos humanos especializados e da capacidade instalada.
 
A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) disse que o projeto aprovado garante uma política nacional de ciência, tecnologia e inovação que fortalece os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). “No Brasil, temos 123 ICTs, 39 só na área da saúde”, observou a deputada, que também destacou a importância de parcerias entre os setores público e privado.
 
“A pesquisa no País se dá basicamente nas universidades. No mercado, só temos entre 2% e 3% dos pesquisadores”, informou Luciana Santos. “Com essa nova legislação, vamos facilitar as parcerias entre institutos privados e públicos para que o conteúdo produzido nas universidades seja aproveitado e desenvolvido pela iniciativa privada”, comentou.
 
Segundo ela, com a flexibilização dos ICTs, a ideia é fortalecer uma rede de produção de conhecimento e reduzir “o grande empecilho para o processo de inovação no País”.
 
Desenvolvimento nacional
O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) destacou que um novo marco legal para o setor de tecnologia e inovação é fundamental para um futuro mais digno para o Brasil. “Hoje, a imprensa do mundo todo comenta que autoridades de países como o Brasil e de potências centrais do capitalismo são vítimas de espionagem pelos EUA. Ora, por um motivo simples: eles dominam tecnologias sobre telecomunicações e sobre a produção de satélites”, observou Rodrigues.
 
Para o deputado, o Brasil deve perseguir esse tipo de conhecimento para conseguir enfrentar qualquer tipo de dependência. “Só assim o Brasil vai poder se firmar como potência”, concluiu."
 
Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/492014-CODIGO-NACIONAL-DE-CIENCIA-VAI-CRIAR-AMBIENTE-FAVORAVEL-A-INOVACAO,-DIZ-RELATOR.html
 
Ler 2638 vezes Última modificação em Sábado, 11 Julho 2015 14:26
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários