Quarta, 31 Dezembro 2014 11:46

REFLEXÃO DE FIM DE ANO, 2014!

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Bom dia, meus amigos e minhas amigas das redes sociais! É chegada o último dia do ano e muita gente aproveita este momento pra uma reflexão e fé na chegada de mais um ano.
 
Particularmente, com serenidade e sem fundamentalismo, não poderia começar os agradecimentos de fim de ano sem mencionar as mão de Deus que nos deram forças para enfrentar as batalhas do ano de 2013 e guiou nossa vida para que essa transportasse em paz, harmonia, saúde e alegria em tudo que desejei neste ano e que vos peço mais uma vez para este novo ano, que está começando, possa ser uma nova oportunidade para mim, minha família e meus amigos e amigas das redes sociais do dia a dia e da virtualidade.
 
O ano de 2013 foi maravilhoso e repleto de desafios pessoais, políticos, sociais e acadêmicos.
 
Antes de qualquer comentário e acontecimento, o dia 31 de dezembro sempre é especial por ser o aniversário da minha mãe, Luzia de João Vidal (como é conhecida em Quixeré). Parabéns, mãe!
 
Na minha vida pessoal, nunca senti tão amado e completo com a minha esposa Aline Diógenes. Casamo-nos depois de mais uma década de namoro e mesmo assim o amor, carinho e respeito se multiplica exponencialmente todos os dias.
 
Quanto às amizades, tivemos um dia a dia completamente transformado em 2013 e acabou nos afastando do ver periodicamente, mas estas não deixarem de ocupar um lugar especial em nosso coração. Como se ler muito por aí, mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.
 
Acredito que as vidas d@s amig@s se reorganizam e nossos caminhos mais cedo ou mais tarde voltarão a se interceptar e voltaremos a dividir os palcos da vida no dia a dia.
 
Quanto às ações políticas, conseguimos se desvencilhar da lógica da política puramente partidária e se fortalecer na política essencialmente voltada para o social em que as pessoas e as ações desenvolvidas por elas são maiores e melhores do que o apregoadas estatutariamente por suas legendas.
 
Nem amarelos, nem vermelhos, nem verdes são melhores ou piores pela letra dos seus estatutos. Quem vos conduzem são pessoas; e estas são susceptíveis a erros e acertos ou mesmo a desvios éticos que nos fazem desacreditar da política partidária.
 
Mesmo assim acreditamos que é preciso resistir e o caminho escolhido por nós é o enfrentamento do sistema. Não me acovardarei e escolhi lutar dentro da lógica do sistema político partidário calcado na representatividade indireta.
 
Acredito veementemente que é possível ter um sistema representativo com mais democracia direta e investir na construção de uma PARTICIPAÇÃO ATIVA do cidadão para estabelecimento de uma governança aberta e colaborativa (open source governance and collaborative governance).
 
Quanto às lutas no social, não poderia deixar de agradecer aos camaradas do Itic Digital Livre que nos ajudaram a mostrar que é possível socializar o conhecimento e ajuda às pessoas através das informações.
 
Conseguimos promover vários eventos abordando os temas da tecnologia, cultura e conhecimentos livres e participar dos maiores/eventos de tecnologia/software livre do Brasil.
 
Um destaque especial a caravana do instituto ao FISL - Fórum Internacional de Software Livre 03 a 06 de julho de 2013 e também a 12ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social.
 
Também não poderia esquecer o relacionamento com as prefeituras do interior do estado, pois ajudamos a captar recursos/projetos para os munícipes.
 
O #iTICDigital, mesmo sem uma grande infraestrutura e sem muitos recursos financeiros, cumpre seu papel social com a certeza e o foco em dias melhores. O desafio de 2014 será o estabelecimento de sua sustentabilidade e a consolidação de suas ações no interior do estado do Ceará.
 
Muitos foram os parceiros de 2013, no entanto, gostaria de agradecer a todos em nome de dois camaradas: Antonio Alberto Teixeira e José Albuquerque. É a partir da luta e do amor de militantes como vocês que inspira nossa força é renovada e a esperança amplificada para construir novas possibilidades aos cearenses.
 
Quanto à academia, estou a cada dia mais feliz e certo da vocação para a sala de aula.
 
Entro todos os dias em sala de aula e renovo a alegria de dividir os conhecimentos com os amigos e amigas aluno@s. Tratamo-nos como parceiros e tentamos ir para além de um mero "passador de conteúdos".
 
Acreditamos no papel pedagógico, cidadão e humanitário da profissional DOCENTE. Temos a responsabilidade de formar homens e mulheres para o mundo solidário e que seus conhecimentos sirvam também para reduzir a desigualdade e a miséria do mundo.
 
Independente de crenças e orientação espiritual, temos o dever de salvar e resgatar vidas e tirar pessoas da zona de invisibilidade.
 
Não posso esquecer de agradecer à Faculdade Sete de Setembro e aos colegas do curso de Sistemas de Informação FA7 por nos dá oportunidade das maravilhas vividas com meus alunos e alunas e por transformar em realidade sonhos de centenas de jovens.
 
Por fim, desejo a tod@s um ano repleto de luz, amor, saúde, solidariedade, conquistas e prosperidade.
 
Feliz Ano Novo!
 
Prof. Ivan Oliveira
 
Ler 606 vezes
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários