Domingo, 12 Mai 2013 15:02

IFCE busca aliados para conseguir Polo de Inovação para o Ceará

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Segundo o Blog do Flamínio Araripe, está em curso uma articulação que visa aproximar competências e apoio institucional nas áreas da saúde e tecnologia da informação

Pesquisadores do Ceará consolidam a construção de um consenso técnico e institucional para atrair para o estado um Polo de Inovação a ser implantado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) com incubadoras de empresas na área de tecnologia da informação e telecomunicações. A articulação pode culminar com o projeto agregado ao Polo de Tecnologia da Telebras na Praia do Futuro.

A concepção do Polo de Inovação tem como mentor principal o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e possui ligação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ideia evoluiu para o projeto de criação de 40 unidades no país vinculadas aos Institutos Federais.

Dos 40 Polos de Inovação, a localização de oito deles será definida por meio de encomenda, uma escolha de natureza técnica e institucional, e os demais através de edital. Porém não foi anunciado que o IFCE será incluído entre as oito primeiras unidades. O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, expos o tema em reunião com o deputado federal Ariosto Holanda e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo de Alexandria.

Está havendo mobilização  para garantir a atração de um Polo de Inovação. O Ceará recebeu sinalização inicial de que teria um Polo de Inovação capitaneado pelo IFCE, e iniciou o processo de articulação técnica com apoio institucional para inclusão do estado, com base no fato de que é uma das maiores expressões hoje na rede federal.

O Centro de Tecnologia Renato Archer (CIT), instituto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com sede em Campinas, que tem uma base no Nordeste sediada em Fortaleza, trabalha em articulação com o IFCE para conseguir apoio do MCTI e MEC para trazer um Polo de Inovação para Fortaleza. Na quarta-feira (dia 15), em Campinas, Auzuir Ripardo  participou de reunião no CTI para conversar sobre o assunto.

O deputado Ariosto disse ter informações de que o orçamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) do MCTI, está concentrado todo na região Sudeste, com exceção de projetos da Bahia, que são anunciados para entrar na primeira leva de beneficiados. O reitor do IFCE informou que discutiu o pleito do Ceará na missão da Federação das Indústria (FIEC) em Israel com Raphael Lucchesi, da Confederação Nacional da Indústria, ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, cotado para chefiar a Embrapii.

O IFCE vê interesses do Ceará em trazer para o foco do Polo de Tecnologia as área de tecnologia da informação e a de saúde, com vista a integrar o projeto no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, capitaneado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Eusébio, que terá agregado em área contínua um Parque Tecnológico com empresas de inovação na área de saúde e uma fábrica de vacinas da Bio-Manguinhos. Como alguns dos projetos em articulação pelo CTI e por empresas credenciadas para integrar o Parque fazem a interface entre a tecnologia da informação e a saúde, as duas áreas podem consolidar o projeto Polo de Inovação do Ceará.

A balança em favor do Polo de Tecnologia da Telebras na Praia do Futuro tem o peso da Prefeitura de Fortaleza e governo do Estado. Já a área da saúde agrega influências políticas já manifestas num alinhamento de autoridades que têm em comum o fato de serem cearenses. É o caso do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, dos secretários do Ministério da Saúde Carlos Cruz, de Insumos, Ciência e Tecnologia Carlos Gadelha e de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro, além de contar também com o apoio do governo estadual, que cedeu 10 hectares onde a Fiocruz iniciou a obra de infraestrutura para sua unidade.

Ariosto Holanda defendeu, na ocasião, a criação de incubadoras de empresas nos perímetros de irrigação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a serem implantadas por alunos do IFCE, projeto que apresentou no Departamento e tem defendido numa proposta de alternativa de desenvolvimento para o Nordeste diante da seca. Citou também o projeto de implantação de uma usina de biodisel e uma usina de etanol com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no perímetro irrigado do DNOCS em Morada Nova, que já está em andamento.

O deputado propos ao reitor Virgílio Araripe agendar uma audiência com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel Lanzarin, para discutir os dois projetos; o convite foi aceito. Ariosto informou que em agosto será realizado na Câmara um seminário nacional com apoio do MEC e MCTI para discussão da extensão tecnológica, e pediu a Araripe para mobilizar os reitores para o evento, através do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), uma das seis instituições fundadoras da Embrapii.

Os Polos de Inovação para os Institutos Federais surgiram de um pleito do Conif e dos reitores na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Os reitores ficaram descontentes com o financiamento de R$ 2 bilhões do Bndes à Confederação Nacional das Indústria (CNI) para implantar Polos de Inovação na rede Senai.

Fonte: http://desimbloglio.blogspot.com.br/2013/05/ifce-busca-aliados-para-conseguir-polo.html

Ler 2537 vezes Última modificação em Domingo, 26 Mai 2013 16:40
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários