Domingo, 12 Abril 2015 12:25

Enfraquecimento da política de uso e difusão do Software Livre pela DATAPREV

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)
Estávamos pesquisando sobre as últimas resoluções das empresas públicas de TI do governo federal e acabei encontrando uma incoerência/enfraquecimento da política de uso e difusão do Software Livre pela DATAPREV.
 
Em 2013, aquele que dizia ser defensor do uso do SL no Governo, o Rodrigo Assumpção, na qualidade de presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprev, no uso de suas atribuições estatutárias, emitiu RESOLUÇÃO 3216/201 com a justificativa/necessidade de adequar a capacidade organizacional da Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações; mas, nesta brincadeira de reorganização institucional acabou dando um tiro na capacidade de gestão dos seus produtos de SL da entidade e com o papel de promover a difusão da cultura do uso dos seus produtos livres pelos municípios e estados, sobretudo, àqueles que não tem muitos recursos financeiros para aquisição das suas soluções tecnológicas.
 
Conheça a seguir os itens 8 e 9 da RESOLUÇÃO 3216/201:
 
8. Extinguir o Serviço de Manutenção de Produtos de Software – SMP5, subordinado a Unidade de Software Livre – UDSL.
9. Extinguir a Unidade de Prospeção e Desenvolvimento de Software Livre – UDSL, subordinada à Superintendência de Desenvolvimento de Software – SUDS.
 
Alô, Setorial de TI, nacional e estadual, do PT! Cadê a atuação de vocês na defesa do Software Livre e da empresa pública de TI DATAPREV.
 
É começo de uma nova gestão e campo de oportunidade para reivindicações para fortalecimento das entidades públicas e das bandeiras defendidas por nós.
 
Enfim, não podemos ocupar o tempo das instâncias internas defendendo somente as pautas políticas eleitorais, senão correremos o risco de ter uma atuação cíclica/sazonal de dois em dois anos.
Aos mais sensíveis a críticas, este post não é uma perseguição ou critica pela crítica, mas um alerta/oportunidade para os setoriais de C&TI e TIC do PT sair da zona de conforto e cair em campo de disputas pelos interesses institucionais para fortalecimento das empresas públicas de TI e das pautas historicamente defendidas por estas instâncias internas do partido.
 
Estamos disponíveis para acampar esta luta e compartilhar manifestos e outros documentos produzidos pelos setoriais.
 
Prof. Ivan Oliveira
 
PS: Caso seja produzindo algum documento (p.e. manifesto, abaixo assinado, etc) pode-se aproveitar os eventos de Software Livre dos próximos meses para coletar apoios e signatários destas peças. Cito o FLISOL e FISL que acontecerão até o meio do ano.
 
Ler 2188 vezes
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários