Sábado, 15 Novembro 2014 01:02

A LEI Nº 10.001/2013 e o Centro Tecnológico da Telebras na Praia do Futuro

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)

Quem lembra das notícias sobre a desafetação do terreno de 9 mil m² para implantação do Centro Tecnológico da Telebras na Praia do Futuro?

O projeto de lei foi aprovado no último dia do ano legislativo em 2012 (21 de dezembro) e a LEI Nº 10.001/2013 sancionada pelo atual prefeito, Roberto Claudio, no final do mês de fevereiro de 2013.

Era prevista uma contrapartida da TELEBRAS devido à cessão de terreno na praia do futura para montar seu polo de tecnologia, ancorar seus os cabos submarinos e construir um centro de dados (datacenter). 

Já passaram mais de 20 meses e nada de Centro Tecnológico da Telebras na Praia do Futuro, nem conversa de datacenter corporativa da empresa pública.

Enquanto isso nossa vizinha, Maracanaú, está em processo de implantação de 4º Data Center da empresa Ascenty no qual segue o o mesmo padrão de qualidade e segurança das suas outras unidades (Campinas, Jundiaí e Hortolândia).

Como enunciado pela empresa no seu sítio na internet, o data center da Região Metropolitana de Fortaleza, situado no município de Maracanaú, é um marco para a região do nordeste. O Data Center de Fortaleza representa a revolução desse serviço para a região e proporciona um ambiente capaz de oferecer redundância em todos os sistemas, desde energia, climatização e redes. (vide www.ascenty.com/data-center/fortaleza)

Aproveito para mencionar algumas medidas importantes. Este Data Center da empresa Ascenty em Maracanaú tem 9.500 m² de área total e 4.500 m² de piso elevado para TI.

Perceba que a área deste empreendimento é similar ao terreno de 9 mil m² desafetado na Praia do Futuro para implantação do Centro Tecnológico da Telebras, a 700 metros do mar na altura da barraca Croco Beach. 

Outro aspecto importante é o volume de investimento que está previsto em 120 milhões, enquanto que, em 2012, a expectativa seria um investimento inicial de R$ 60 milhões pela Telebras. O empreendimento incluía Estação de Ancoragem de Cabos Submersos, Estação Satelital e Data Center Internacional.

Enfim, nossa cidade (Fortaleza) tem as melhores condições para os investimentos desta natureza e precisamos valorizar a existência da LEI Nº 10.001/2013 que só espera, há mais quase 20 meses, pela a consagração do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e a Telebras. (vide http://www.telesintese.com.br/telebras-ganha-terreno-para-construir-data-center-em-fortaleza)

Ler 2898 vezes Última modificação em Sábado, 15 Novembro 2014 01:09
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários