Terça, 04 Outubro 2016 14:04

Um bode na sala da política brasileira

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Parei para ver o filme dos acontecimentos políticos dos últimos anos e estou convencido que a Teoria do Bode na Sala está em curso para (pseudo) resolver os problemas na política brasileira.
 
Os sujeitos da tradicional política brasileira começaram a reclamar das seguidas derrotadas para os partidos alinhadas com a esquerda brasileira e que a sua vida em casa (ocupação dos espaços políticos e, sobretudo o planalto central) estava um inferno, na mesa das negociatas políticas faltava comida, todos ali discutiam e todos queriam ter razão. Trocavam-se os atores da casa para retornar ao poder central, mas ninguém conseguia reaver o poder da casa.
 
A união de usurpadores do erário público percebeu que era preciso agir para criar uma situação de comoção nacional e sugeriu aos sujeitos da política brasileira (mídia, poderes constituído, opinião pública, etc.) que colocasse um bode na sala da política brasileira. 
 
Sem piscar os olhos e sem estranhamento, seguiu-se o conselho de criar a figura do bode atribuindo à culpa aos agentes políticos que ocupavam o poder na última década e a reação foi imediata. 
 
O bode representado pelas pautas seletivas construídas e reverberado seletivamente pelos atores da idéia, além de sujar o local, ainda exalava um cheiro terrível, ou seja, a situação ficou pior ainda. Devido a isso - repetido nas mídias tradicionais e nas ruas do entorno desta casa (Brasil) - o bode foi retirado na base da força do senso comum e os ânimos na casa nunca estiveram tão bons (para a imprensa e os participantes das micaretas canarinhos). 
 
Com base nos narradores da história desta sala, o bode causou tanto problema que eles até esqueceram-se dos outros problemas que tinham e a sala voltou a ser o recanto da hipocrisia dos paladinos da ética “contra a corrupção” e do Brasil do futuro (do pretérito).
 
Quando vejo notícias do tipo "PF se opõe a novas delações premiadas na Lava Jato", tenho convicção que esta gangue de políticos brasileiros usaram da estratégia de colocar um bode na sala para desviar as atenções e estão neste momento executando a operação TIRA O BODE NA SALA e as informações que, a Polícia Federal tem defendido nos bastidores que não se faça mais nenhum acordo de delação premiada nas investigações da Operação Lava Jato, é uma clara constatação da aplicação da Teoria do Bode na Sala.
 
Vide link http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/10/1819588-pf-se-opoe-a-novas-delacoes-premiadas-na-lava-jato.shtml que motivou o uso desta metáfora (antiga parábola chinesa) do bode na sala para representar o momento vivido por terras tupiniquins.
 
Bom dia! Esta é apenas uma reflexão!
 
Prof. Ivan Oliveira
Ler 1110 vezes Última modificação em Sábado, 08 Outubro 2016 14:07
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários