Sexta, 05 Janeiro 2018 17:50

Para que serve a CITINOVA?

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Esta semana vi o seguinte post do amigo Elias de Oliveira:
 
>> "Não sei" Prefeitura de Fortaleza, mas lançar um projeto com domínio ".com.br", onde na verdade o ideal é passar mais credibilidade e segurança para população nas informações trafegadas nesse projeto da AMC com domínio próprio da prefeitura (fortaleza.ce.gov.br) e outra coisa os dados desse domínio é de uma empresa e tá faltando também uma área tratando o assunto sobre política de privacidade. E o APP nesse contexto de abordagem é interessante repassar mais transparência de como será gerido as nossas informações na plataforma, pois um ano eleitoral é importante ficar de olho bem aberto com os dados que é repassado nessas condições. <<
 
CONSIDERAÇÕES AO POST ACIMA
 
Meu querido amigo Elias de Oliveira, suas observações são importantíssimas levando em consideração o caráter institucional do serviço digital/público disponibilizado por um governo.
 
Você fez a pergunta central desta situação: como a população pode ter credibilidade e segurança numa aplicação online, disponibilizada por um projeto da AMC com hospedagem fora do domínio corporativo fortaleza.ce.gov.br.
 
A bem da verdade, ao longo dos últimos anos, vemos um show de amadorismo na área tecnológica que é inaceitável para uma cidade que tem uma Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação, conhecida como CITINOVA.
 
Esta Fundação tem como objetivo estimular a energia criativa, a difusão de conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologias para que estes resultem em soluções (?) para os problemas urbanos e em aumento do bem-estar da população.
 
Segundo o site deste órgão, sua missão é cumprida por meio da utilização da ciência e da tecnologia na solução de problemas (?) e no desenvolvimento da cidade; desenvolvimento da inovação na cidade, do programa Fortaleza Inteligente (smart city) e da difusão da cultura e da cidadania digital.
 
Esta situação só reforça a tese da CITINOVA exitir meramente para acomodação política, pois as principais iniciativas na área tecnológica estão nas mãos de outros órgãos ou fazem seus projetos a revelia desta fundação.
 
Os Programas Polo Tecnológico de Fortaleza (PTFOR) e Polo Criativo de Fortaleza (PCFOR), em tese, destinados para atrair empreendedores e investidores do setor tecnológico, foi tirado da CITINOVA e está nas mãos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE).
 
A ação da CITINOVA no Programa Polo Tecnológico de Fortaleza (PTFor) é meramente figurativa.
 
No ano passado (2017), a cidade sediou o 1º Workshop de Apresentação Planet the Smart City e quem ocupou uma posição de destaque para falar sobre o conceito da cidade inteligente foi a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA). A CITINOVA novamente era um figurante no meio das questões tecnológicas da cidade naquele importante evento para cidade a temática de cidades inteligentes!
 
Teria vários outros exemplos de soluções tecnológicas dos demais órgãos da administração direta e indireta da cidade que simplesmente ignoram a existência da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação. É por esta razão que não fico assustado com o lançamento deste projeto da AMC fora do domínio institucional.
 
PS1: Ben Rainir, obrigado por me marcar no post! Um forte abraço, grande Elias!
 
PS2: Links embasadoras do post do Elias Oliveira:
 
Ler 1056 vezes Última modificação em Sexta, 19 Janeiro 2018 17:57
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários