Domingo, 27 Agosto 2017 12:57

O Empreendedorismo de Palco, a ilusão e o jeitinho!

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
O "país do jeitinho" deu um jeitinho até na suposta revolução econômica dos tempos atuais, o empreendedorismo.
 
Graças aos empreendedores de palco e de gogó, temos visto uma onda de iniciativas frustradas e presenciado vários cases toscos serem vendidos como modelo de empreendedorismo.
 
É preciso ter cuidado com estas ilusões vendidas em doses de charlatanismo e de mágica.
 
O povo brasileiro é vocacionado para o empreendedorismo e para economia criativa, sobretudo para obter o necessário com fins de garantir a sobrevivência.
 
Não merece ser enganado com estas fórmulas milagrosas de transformar suas idéias em produtos e serviços.
 
A narrativa de "jogar tudo para o alto" não cola para a maioria do nosso povo brasileiro.
 
Este passa a maior parte da sua vida trabalhando para colocar comida na mesa, pagar as contas e mal garantir um sono tranquilo dos seus entes queridos.
 
Uma massa significativa não tem nem a oportunidade/privilégio de sair do emprego e arriscar numa nova área, ou começar novamente, ou sair do país para aprender uma nova língua.
 
Fico extremamente incomodado quando se fala destes cases de "jogar tudo para o alto" e seguir outros rumos ... quando, na verdade, tem-se uma platéia que escuta estas estórias e não tem condições reais para seguir estes modelos .... muitas vezes, dão graças a Deus por ter um (sub)emprego para pagar as contas e ir levando à vida.
 
Infelizmente, esta é a dura realidade do nosso povo brasileiro - sapiente na sua essência, incansável na sua luta por sobrevivência e criativo no seu dia a dia, mas sem condições objetivas para colocar suas idéias em prática.
 
Não adianta exportar as experiências de fora para inspirar nosso povo. Pegue as experiências locais e regionais de sucesso para compor suas orientações.
 
O cearense é "caba invocada" e tem muitos cases inspiradores que são reais e próximos da realidade local.
 
Rogo-vos: mais planejamento e suporte para tocar seus negócios; menos ilusão e empreendedorismo de palco!
 
O que precisamos de fato? De uma política pública consistente para incentivar a economia criativa e o empreendedorismo.
 
Reflitam!
 
Prof. Ivan Oliveira
Ler 566 vezes
Prof. Ivan Oliveira

Tem formação acadêmica em Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Comunicações Móveis pelo Politécnico de Turim e também mestrado em Teleinformática pelo Departamento de Teleinformática (DETI).

www.ivanoliveira.org
Entre para postar comentários